SooperHungry é uma série que iniciei em 2023 para conhecer comidas e lugares novos todo mês. Durante todo o ano, registrei aqui as visitas a 12 novos restaurantes (embora tenha conhecido mais).
Resolvi criar uma segunda temporada, mas um pouquinho mais restrita. Desta vez, vou visitar apenas cafeterias, uma por mês, até o fim do ano. Serão 6 cafeterias visitadas no total.
Se tiver alguma dica, me manda para eu visitar!
💬 avisos paroquiais
Meus super pensamentos agora têm sua própria conta no Instagram. Como ficou estabelecido que o mais legal desta newsletter (pra mim) são as conexões e conversas que ela trás, pretendo bater uns papos por lá também.
Mas assim, eu não sou social media e nem pretendo virar fera no algoritmo. O negócio é ter umas conversinhas gostosas de forma mais fluida, mas numa frequência mais normal, de vida real, não no tempo da internet. Será que conseguimos?
Se ainda não segue lá e fizer sentido pra você, clica no reels abaixo:
Funberry Lounge Café
No fim de setembro, Bruna e eu demos um pulinho em Joinville. Ela foi cortar, e eu fui cortar e pintar os cabelos. O motivo de sairmos de Floripa e nos deslocamos quase 200km para isso? Minha tia, uma das poucas pessoas que eu deixo mexer nos meus cachinhos, mora lá. E eu fui pintá-los pela primeira vez na vida, então precisava de alguém de confiança. Não que eu tenha feito grandes loucuras, mas ainda assim.
Aproveitamos que passaríamos o final de semana na cidade para conhecer algum café. Era domingo, e as opções abertas eram poucas. Nunca entendi a lógica de cafés não abrirem ou oferecem brunch no domingo. É literalmente o dia perfeito dormir até acordar, sair para comer e voltar para casa cedo. Não é lógico?
Encontramos o Funberry Lounge Café procurando no Google Maps por cafeterias abertas perto de nós, e as fotos mostravam ambiente e comida bonitos. Ficamos animadas e, felizmente, as expectativas foram supridas.
O local, de fato, é muito bonitinho. Todo colorido, com quadros nas paredes combinando com a mobília e ambientes bem espaçosos. Novamente, não lembro de música (como aconteceu no Botanikafé), então acho que não tinha, ou estava baixinha o suficiente para não chamar atenção ou incomodar.
Tem espaço kids com uns brinquedos que eu tenho certeza que adoraria se fosse criança, uma programação especialmente para os pequenos, e várias mesas em volta para pais e acompanhantes comerem e conversarem enquanto ficam de olho. Mas tem outros ambientes, mais longe desse espaço, para quem não for com criança. Também é pet friendly, mas não vimos nenhum pet por lá na nossa ida.

O cardápio é físico, para a minha alegria, e o pedido pode ser feito tanto pelo QR code, quanto com a atendente. Como sou carente, fiz uso de todo o carisma das moças, que nos deram um excelente atendimento, por sinal. Nos sentimos bem confortáveis.
Iniciamos o pedido com um café coado para cada uma. É um café tão gostoso que tomamos duas xícaras cada uma durante o tempo que permanecemos lá. No dia, eles estavam vendendo o pacote do café na vitrine, mas não compramos. Não anotei a marca, não bati fotos, e não achei nas redes deles! Deve ser alguma parceria recente, talvez. Mas amamos.
Queríamos frutas para abrir o apetite, mas não tinha no cardápio. Bruna perguntou direto para a moça se eles tinham frutas, e tinham sim! Só que faziam parte do cardápio kids. É um mini-bowl com morango, banana, maçã e uva, num tamanho perfeito para uma entradinha antes do salgado.
Ficamos com vontade de experimentar todas as tortas e bolos da vitrine, que não fazem parte do cardápio. São opções disponíveis apenas no dia, e todas pareciam deliciosas. Escolhemos o bolo de nozes, que veio numa fatia bem generosa para compartilharmos, e era doce na medida certa.
Entre os salgados, eu escolhi o sanduíche Croque Madame, que era bem maior do que eu pensava que seria, e eu quase não consegui terminar. É um sanduíche de queijo e presunto, gratinado no forno com molho bechamel e um ovo frito com gema mole por cima. Bem gostoso. A Bruna pediu um croissant e adicionou dois ovos e bacon como recheio. Achou gostoso, bem servido (eu meio que achei gigante), e veio bem quentinho. Gostou bastante.

Com essa quantidade toda de comida, obviamente ficamos super cheias. Aproveitamos que o dia estava bonito—nos contaram que é uma raridade em Joinville, para fazer o caminho de volta caminhando. Valeu super a pena, e ficamos contentes de poder conhecer.
🖇️ worth sharing
Tenho uma amiga que, desde a adolescência, é tão apaixonada pela escrita quanto eu. Jubs escreve em tudo quanto é lugar, e sabe fazê-lo muito bem. Mas um projeto seu recente, uma newsletter lá na rede corporativa, ganhou meu coração.
Nota mental & tal tem textos sensíveis e poéticos que podem ser, ou não, relacionados a trabalho. Depende muito da interpretação. Sempre me fazem bem, então recomendo seguir por lá.
💭 previous thoughts
SooperHungry foi criado para explorar restaurantes de Floripa, mas acabou que esta já é a terceira vez que escrevo sobre experiências em terras não manezinhas. As duas outras vezes foram estas aqui:
Buenos Aires, na verdade, foi um compilado de restaurantes que conheci.
🎧 music space
Ando percebendo que quase todas as músicas novas que aparecem para mim no Spotify não são novas. São versões atualizadas e mais curtinhas de músicas que eu ouvia quando tinha dezesseis anos. Que coisa, né? A mais recente foi esta aqui:
Imediatamente gostei da melodia, pra só depois de ouvir algumas vezes perceber que, na verdade, eu estava ouvindo uma nova versão disto aqui:
Que, por sua vez, foi criada a partir desta aqui:
amei! mas como uma boa manézinha, defendo que floripa tem muitas cafeterias gostosas pra explorar. eu particularmente amo conhecer essas maravilhas. recomendarei algumas que eu vou e amo: messkla, cumbuca, café decor, amarela, cora melo, anomada, café escondido, entre outras hehe